SANTO DO DIA

9 de Novembro

SANTO DO DIA - 9 de Novembro

São Teodoro de Amásia

Suportamos os sofrimentos, somos soldados de
Cristo. Confie no Senhor, Ele luta por nós.

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

São Teodoro de Amásia

São Teodoro de Amásia, foi um soldado que acabou sendo decapitado na Província do Ponto por confessar a fé cristã. Era já venerado no século IV. Achaita (Tchorum, Turquia), onde se encontra o seu túmulo, atraiu durante muito tempo os peregrinos. São Teodoro de Amásia foi martirizado no início do século IV. As histórias sobre sua vida e martírio são todas lendárias.

Segundo elas, Teodoro era um recruta servindo no exército romano em Amásia, na província de Amasya, na Turquia, a cerca de 50 quilômetros ao sul da costa do Mar Negro em Sinope. Quando ele se recusou a se juntar aos colegas nos ritos pagãos de adoração, foi preso, mas, talvez por causa de sua pouca idade, acabou sendo libertado com uma advertência. Porém, ele protestou novamente contra o paganismo ateando fogo ao templo de Cibele em Amásia.

Desta vez acabou sendo condenado à morte e, depois de muita tortura, foi executado ao ser atirado vivo numa fornalha. Conta-se que seus restos foram obtidos por uma mulher de Eusébia e enterrados em Eucaita, onde ele teria nascido. Uma antiga cidade bizantina que não existe mais, acredita-se que corresponda à moderna Avkhat, que fica a cerca de 50 quilômetros de Amásia. Um templo teria sido erguido no local, que passou a atrair peregrinos.

São Gregório de Nissa pregou em sua homenagem em seu santuário no final do século IV e esta é a mais antiga fonte de informações sobre Teodoro. São Gregório não disse nada sobre São Teodoro de Amásia além da lenda básica já relatada, mas contou como ele influenciava a vida de seus fiéis e menciona especificamente que ele ajudava nas batalhas, um dos atributos mais importantes de São Teodoro de Amásia.

Adições posteriores à história, entre os séculos VIII e X, relatam que um dragão estava aterrorizando a região de Amásia e que foi derrotado por São Teodoro de Amásia com a ajuda de uma cruz. Amásia ficava na época em uma região vulnerável a ataques de invasores em marcha, contra quem dizia-se que santo intervinha. O santuário continuou a ser visitado até cerca de 1100, quando a região toda foi ocupada pelos muçulmanos.

A lenda depressa lhe embelezou a memória, atribuindo-lhe toda a espécie de aventuras, em particular, como a São Jorge, ter matado um dragão. Com São Jorge e São Demétrio, é um dos três grandes soldados mártires, para os Orientais.

São Teodoro de Amásia, rogai por nós!

CALENDÁRIO DOS SANTOS

de

Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom

Evangelize com o Pe. Marcelo Rossi, COMPARTILHE !!!

MOSTEIRO DA PALAVRA
UM ESTILO DE VIDA PARA A GLÓRIA DE DEUS. MISSÃO, VISÃO E OBJETIVO
CARTÃO VIRTUAL
ENVIE PARA QUEM VOCÊ AMA NOSSAS MENSAGENS EDIFICANTES
CARAVANAS
DIVULGUE SUA CARAVANA PARA O SANTUÁRIO EM NOSSO PORTAL