REFLEXÃO DA LITURGIA

26 de Dezembro

REFLEXÃO DO DIA - 26 de Dezembro

Sinais precursores
do fim dos tempos

Evangelho - Lucas 21,12-19

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

Na liturgia de hoje, na primeira leitura, nos apresenta a famosa cena do banquete de Baltazar, rei da Babilônia, quando uma misteriosa mão escreve na parede palavras enigmáticas que anunciam o fim de seu reinado.

O rei Baltazar profana os vasos sagrados do Templo de Jerusalém, usando-os para beber vinho e louvar deuses falsos.

Uma mão aparece e escreve na parede: “Mené, Mené, Téquel, Parsin”.

Daniel é chamado para interpretar: Deus pesa as ações do rei, encontra-o em falta e decreta a divisão e queda de seu reino.

Assim como Baltazar, podemos cair na tentação de colocar nossa confiança em bens materiais ou em nossa própria força. A leitura nos convida a examinar nossa vida: o que Deus encontraria se pesasse hoje nossas ações na balança?

A verdadeira sabedoria é reconhecer que tudo pertence ao Senhor e que nossa vida deve ser vivida em gratidão e fidelidade.

 

No salmo responsorial temos, « Fogo e calor, bendizei o Senhor! / Frio e ardor, bendizei o Senhor! »

 

No Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos que antes da plenitude do Reino eles enfrentarão perseguições, prisões e rejeições até mesmo por parte de familiares e amigos. Mas Ele também garante: “É pela vossa perseverança que salvareis as vossas almas.”

O cristão é chamado a ser sinal de Cristo no mundo, mesmo quando isso gera oposição. Nossa fé não é apenas privada, mas pública: somos chamados a testemunhar com palavras e atitudes. A salvação não é fruto de momentos isolados de fé, mas de uma caminhada constante. Perseverar significa manter-se fiel, mesmo quando tudo parece contrário.

O sofrimento não é sinal de derrota, mas oportunidade de união mais profunda com Cristo. A cruz precede a ressurreição.

Vivemos em um mundo que muitas vezes ridiculariza ou rejeita valores cristãos. Este Evangelho nos convida a não desanimar, mas a permanecer firmes, confiando que Deus nos sustenta. A perseverança é o segredo da vitória espiritual.

 

Na certeza que o Jesus nos fortalece nas provações da vida, nossa Quarta-feira será de coragem para testemunhar a fé com confiança no Espírito Santo e perseverança até o fim.

CALENDÁRIO LITÚRGICO

de

Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
MOSTEIRO DA PALAVRA
UM ESTILO DE VIDA PARA A GLÓRIA DE DEUS. MISSÃO, VISÃO E OBJETIVO
CARTÃO VIRTUAL
ENVIE PARA QUEM VOCÊ AMA NOSSAS MENSAGENS EDIFICANTES
CARAVANAS
DIVULGUE SUA CARAVANA PARA O SANTUÁRIO EM NOSSO PORTAL