REFLEXÃO DA LITURGIA
23 de Janeiro
REFLEXÃO DO DIA - 23 de Janeiro
Natividade de São João Batista
Evangelho - Lucas 1,57-66
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, o profeta Malaquias anuncia a vinda do mensageiro que preparará o caminho do Senhor. Ele fala de um tempo de purificação, em que Deus refina o coração do seu povo como o ouro e a prata, para que possam oferecer um culto verdadeiro. Nos versículos finais, recorda-se a promessa de Elias, que virá antes do “dia do Senhor”, para reconciliar os corações e restaurar a comunhão entre gerações. A purificação não é castigo, mas oportunidade de renovação e fidelidade. Elias simboliza a missão de reconciliação, essencial para que o povo esteja pronto para o encontro com o Senhor.
Esta leitura nos convida a abrir o coração à ação purificadora de Deus, deixando que Ele transforme nossas atitudes e nos reconcilie com os irmãos. Assim, vivemos na esperança e na preparação constante para a vinda de Cristo, que se manifesta em cada gesto de amor e justiça.
No salmo responsorial temos, « Verdade e amor são os caminhos do Senhor / para quem guarda sua aliança e seus preceitos. / O Senhor se torna íntimo aos que o temem / e lhes dá a conhecer sua aliança. »
No Evangelho, vemos o nascimento de João Batista. Isabel dá à luz e, no oitavo dia, todos se reúnem para a circuncisão e para dar o nome ao menino. Contra a expectativa dos vizinhos e parentes, o nome escolhido não é Zacarias, mas João, conforme a vontade de Deus revelada pelo anjo. Nesse momento, Zacarias recupera a fala e louva ao Senhor, e todos ficam maravilhados diante da ação divina. O nascimento de João é sinal da fidelidade de Deus às suas promessas. O nome “João” significa “Deus é misericordioso”, revelando a missão do menino como precursor de Cristo. A recuperação da fala de Zacarias mostra que a fé e a obediência abrem espaço para o louvor e para o testemunho.
Este Evangelho nos ensina a confiar nos planos de Deus, mesmo quando parecem diferentes das expectativas humanas. Ele nos chama a reconhecer que cada vida tem uma missão única e que, ao acolhermos a vontade divina, nossa boca se abre para proclamar as maravilhas do Senhor.
Na certeza que cremos e confiamos em Jesus, nossa Terça-feira será cheia de paz, esperança e bênçãos, iluminada pela presença amorosa do Senhor em cada momento.
