REFLEXÃO DA LITURGIA
20 de Dezembro
REFLEXÃO DO DIA - 20 de Dezembro
Anunciação do Senhor
Evangelho - Lucas 1,26-38
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, o profeta Isaías anuncia ao rei Acaz que Deus dará um sinal: “Eis que a jovem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Mesmo diante da incredulidade de Acaz, Deus não abandona o seu povo. Ele oferece um sinal que aponta para a salvação definitiva. Este anúncio se cumpre plenamente em Jesus Cristo, o Filho de Maria, que é a presença viva de Deus entre nós. O texto nos recorda que, em meio às dificuldades e inseguranças, não devemos colocar nossa confiança apenas em forças humanas, mas na fidelidade de Deus. Isaías nos convida a olhar para além das circunstâncias imediatas e a esperar com fé o cumprimento das promessas divinas. Nesta mensagem Isaías nos lembra que Deus é fiel e está conosco. O nascimento de Jesus é o sinal definitivo de que nunca estamos sozinhos, pois o Emanuel caminha ao nosso lado, trazendo esperança e salvação.
No salmo responsorial temos, « Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador.” / “É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face.” »
No Evangelho, é narrado a Anunciação, quando o anjo Gabriel visita Maria em Nazaré e anuncia que ela será a mãe do Salvador. É Deus quem toma a iniciativa de vir ao encontro da humanidade. Ele escolhe Maria, humilde jovem de Nazaré, para ser a mãe de Jesus. Diante do anúncio, Maria sente temor, mas responde com fé: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Sua disponibilidade total é modelo para todos os cristãos. O Filho de Deus se faz homem, assumindo nossa condição. É o cumprimento da promessa de Isaías: o Emanuel, “Deus conosco”. Assim como Maria confiou plenamente, somos convidados a abrir nosso coração à vontade de Deus, mesmo quando não compreendemos todos os caminhos. São Lucas nos ensina que Deus age na simplicidade e espera de nós uma resposta de fé. Maria, com seu “sim”, torna-se exemplo de entrega e confiança, mostrando que a verdadeira grandeza está em acolher a vontade divina.
Na certeza que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, nosso Sábado será de livramento e gratidão.
