MENSAGEM DO DIA
17 de Novembro
MENSAGEM DO DIA - 17 de Novembro
Julgamento de Jesus sobre a sua geração
Evangelho - Lucas 7,31-35
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, São Paulo encerra suas instruções sobre a organização da Igreja com uma afirmação poderosa sobre o mistério da fé e a identidade da comunidade cristã. São Paulo afirma que a Igreja é coluna e fundamento da verdade. Isso significa que ela não é apenas uma instituição humana, mas o lugar onde Deus habita e revela sua vontade. A Igreja guarda e transmite a fé, sustentada pelo Espírito Santo e pelo magistério apostólico.
No salmo responsorial temos, « Ele dá o alimento aos que o temem / e jamais esquecerá sua aliança. / Ao seu povo manifesta seu poder, / dando a ele a herança das nações. »
No Evangelho, vemos uma crítica profunda de Jesus à geração de seu tempo, marcada pela indiferença e pela resistência à conversão. Jesus denuncia uma geração que não se deixa tocar — nem pela penitência de João, nem pela misericórdia de Cristo. Isso nos alerta contra a apatia religiosa, quando nos tornamos insensíveis à ação de Deus, mesmo quando ela se manifesta de formas diferentes.
Na certeza que Jesus está conosco nossa Quarta-feira será paz e ensinamentos.
