REFLEXÃO DA LITURGIA
11 de Janeiro
REFLEXÃO DO DIA - 11 de Janeiro
Testemunho sobre João Batista
Evangelho - Mateus 11,11-15
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, Isaías nos lembra que Deus é quem segura nossa mão, nos fortalece em meio às dificuldades e transforma desertos em jardins. É uma leitura que convida à confiança absoluta no Senhor, mesmo quando tudo parece árido ou impossível. Em tempos de medo ou insegurança, lembrar que Deus segura nossa mão. Mesmo em desertos pessoais (dores, crises, solidão), Ele pode fazer brotar vida. Nossa transformação deve apontar para Deus, não para nossas próprias forças. Nossa confiança é radical em Deus. Ele nos chama a não temer, porque está conosco, nos fortalece e transforma nossa realidade. É uma leitura que inspira fé, esperança e gratidão, especialmente em momentos de fragilidade.
No salmo responsorial temos, « Para espalhar vossos prodígios entre os homens / e o fulgor de vosso reino esplendoroso. / O vosso reino é um reino para sempre, / vosso poder, de geração em geração. »
No Evangelho, Jesus exalta João Batista como o maior entre os nascidos de mulher, mas lembra que no Reino dos Céus até o menor é maior do que ele. Essa passagem nos convida à humildade, à coragem de viver a fé com intensidade e à esperança de que Deus nos chama a participar de algo muito maior do que nossas forças humanas. Sejamos humildes para reconhecer que nossa grandeza vem de Deus, não de nossas próprias forças e corajosos, pois viver a fé exige decisão firme, mesmo contra resistências do mundo. Com esperança de que o Reino já está entre nós, e mesmo os pequenos são chamados a participar da plenitude da vida em Cristo, e assim como João preparou o caminho, somos chamados a preparar corações para acolher Jesus hoje.
Na certeza que pertencemos ao Reino de Deus, nossa Quinta-feira será cheia de paz e esperança renovada.
