Padre Marcelo Rossi
 

O Santuário Mãe de Deus receberá 100 mil pessoas em terreno de 30 mil metros quadrados.

O novo Santuário Theotokos - Mãe de Deus promete ser grandioso. Foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, e será realizada num terreno de 30 mil metros quadrados, com capacidade para 100 mil fiéis, sendo 25 mil na área interna e 75 mil na área externa.

O Santuário Theotokos - Mãe de Deus que está sendo construído na Avenida Interlagos, ao final da Marginal Pinheiro (Avenida Nações Unidas) e de frente para a Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux.

O santuário terá uma cruz de 42 metros de altura, que poderá ser vista de diversos pontos da cidade, simbolizando uma das marcas turísticas da capital paulista. Serão construídos 500 banheiros e, também haverá um estacionamento que irá comportar 2 mil veículos.

O altar terá cerca de cinco metros de altura e vinte metros de extensão. Serão colocados telões (assim como portas removíveis) na parte externa para que as pessoas que estão mais distantes do altar possam acompanhar as celebrações.

A novidade será a construção de uma cripta sob o altar.

 

Evento marca início das obras

Tiveram início na tarde desta quinta-feira (26/01/06) as obras para a construção do Santuário Theotokos - Mãe de Deus na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. O terreno aguardava apenas autorização dos órgãos públicos para receber as primeiras máquinas. Esse novo local de oração, que deverá ter capacidade para até 100 mil pessoas, com uma área de mais de 30 mil metros quadrados.

No novo terreno já foi possível ver operários e tratores trabalhando na fundação do terreno antes de começar o evento simbólico em que o Padre Marcelo Rossi, o bispo da diocese de Santo Amaro. Dom Fernando Figueiredo e o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo, Mauro Arce, sob orientação de um operador, subiram no trator e fizeram os primeiros furos no piso cimentado. "Eu apertei o botão errado e fomos para trás, quase caí (risos). Fora que fiquei com dor na coluna porque tenho problema na região lombar e tive que ficar agachado no trator.

Foi "horrível", disse Padre Marcelo, às gargalhadas.

O sacerdote conta que todos os dias haverá missa e que a cruz que será colocada no alto do santuário servirá de indicação para as pessoas encontrarem o local. "Nós queremos que o santuário seja um lugar de acolhimento, para que as pessoas sejam bem recebidas e que possam ser levadas a oração", explicou.

Dom Fernando agradeceu a presença de todos, como dos representantes da empresa Solidi Engenharia, que irá realizar a construção, do subprefeito de Santo Amaro, Barros Munhoz, além da primeira-dama do Estado, Lú Alckmin. O bispo afirmou que o projeto feito pelo arquiteto Ruy Ohtake é de uma beleza artística de grande valor. "É uma das sete maravilhas de São Paulo", considerou. "É uma alegria muito grande participar disto. Estou muito ansioso para ver o santuário pronto", devolveu Ohtake.

O bispo lembrou também que o santuário deverá ser de todo o Brasil e externou um desejo: "Nossa idéia é que seja uma co-catedral, isto é, em conjunto com a catedral de Santo Amaro, tendo este como símbolo da nossa religião, mas na prática nós teríamos as celebrações maiores da diocese aqui no Santuário Theotokos - Mãe de Deus".

A verba para o início das obras já está garantida, como relatou o secretário adjunto da Secretaria de Educação de São Paulo, Paulo Barbosa, que participa junto ao secretário da pasta, Gabriel Chalita, na arrecadação de doações para este projeto. "Nós criamos uma associação do santuário para a captação de recursos junto á empresas que queiram contribuir", informou.

Imprimir
Voltar
Doação OnLine