Quaresma: tempo também de reflexão

 

Nesta Quarta feira de Cinzas estaremos começando na liturgia o tempo da Quaresma, serão 40 dias que a Igreja nos propõe para orarmos, jejuarmos e fazermos penitência de um modo mais intenso.

 

Deus fala a cada um o que deseja neste tempo, as vezes um jejum de algum doce, etc... mas o nosso padre Marcelo, pediu algo muito importante para seus voluntários, o jejum de falar e escutar dos outros, estendo para você este jejum, que ao meu ver, é muito mais importante do que deixar de comer algo etc, mas como falei, cada um tem sua escuta interior. 

 

Na formação anterior, falei um pouco da importância de se ler a Palavra de Deus, e nos enchermos dos ensinamentos de Jesus, nesta quaresma proponho algo prático, convido você querido leitor e leitora do nosso cantinho de formação, de adquirir um Novo Testamento, ou usar sua Bíblia na parte do Novo Testamento, e durante estes 40 dias, ler ele inteiro, como num diálogo, você pode usar o método que o Padre Jonas nos ensinou em seu pequeno livro: “A Bíblia do meu dia a dia” você usa uma caneta de 4 cores, e para cada cor você vai marcando estas quatro propostas quando você lê o trecho: 1. Uma mensagem de Deus para mim. 2. Um princípio eterno. 3. Uma ordem de Deus. 4. Uma promessa de Deus. E assim vai vendo dentro destes 4 temas o que Deus quer lhe ensinar e marcando em seu Novo Testamento.

 

Ou você pode fazer como eu dei a dica na formação passada, pegar canetinhas e ir lendo o Novo Testamento, e quando algo lhe tocar, você vai marcando com a canetinha e quando sentir nas margens escreva sua oração, seu pedido, sua resposta a Deus.

Seja qual for o método que escolher, o importante é separar diariamente um tempinho para ler e deixar Deus entrar em comunhão com você, lembrando: “Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Bíblia, Ele fala conosco”. 

E com as palavras de Deus em sua mente e seu coração você dará abertura para Deus ir fazendo a Vontade dEle em sua vida.

Vivemos neste mundo, mas não somos deste mundo, muitos de vocês trabalham fora, gostam de assistir TV, Filmes, ler livros do mundo etc... e sem percebemos vamos tomando água contaminada do secularismo, nesta visão mundana, esfriando nossos sentimentos, até nos desumanizando, e aí está o segredo de viver uma vida íntima com Jesus, pela Eucaristia, pela leitura da Palavra de Deus, pelo terço, é como se estes instrumentos fossem filtro de barro, eles vão limpando as impurezas da mentalidade secularizada, da falta de amor, deste mundo competitivo, e nos dando água pura, e esta água pura só vem do Senhor Jesus, e para isso temos que entrar em contato com eles usando tantos instrumentos que Ele deixou para nós dentro da nossa Igreja. 

 

Quaresma é tempo de penitência sim, mas eu creio que é muito mais tempo de reflexão, de se encher da Vontade de Deus para sua vida e aí podemos pedir o que é essencial para viver uma vida de intimidade com Deus, uma vida de oração profunda, uma vida de leitura e prática das palavras de Deus, o Espírito Santo.

Sim, precisamos da força do Espírito Santo para que Ele seja em nós, e que possamos viver uma vida que agrada a Deus em tudo o que somos e fazemos.

 

Desejo a você que separou um tempinho para ler esta formação, que você seja cheio (a) do Espírito Santo e sua vida nunca mais seja a mesma.

Faça a experiência da leitura do Novo Testamento e quando chegar na Páscoa você verá como você mudou. 

Boa Quaresma para você. 


Deus te abençoe.